A RUA DAS HORTAS EXISTE MESMO. FICA SITUADA EM MOURA, NO BAIRRO DO SETE E MEIO.
ESTE BLOGUE É O DIÁRIO DE BORDO DA HORTA COMUNITÁRIA AÍ EXISTENTE. INICIALMENTE ASSOCIADA A UM PROJECTO DE FORMAÇÃO PARA PÚBLICOS DESFAVORECIDOS, COMO ESPAÇO DA COMPONENTE TECNOLÓGICA DO CURSO, A HORTA ENCONTRA-SE AGORA NUMA SEGUNDA FASE. NESTE MOMENTO, ACOLHE ALGUNS DOS FORMANDOS QUE MOSTRARAM VONTADE EM PROSSEGUIR A ACTIVIDADE PARA A QUAL FORAM CAPACITADOS E ESTÁ ABERTA A OUTROS INTERESSADOS EM ACEDER AOS RESTANTES TALHÕES DEIXADOS LIVRES. UNS E OUTROS SÃO RESPONSÁVEIS PELA GESTÃO COMUNITÁRIA DA HORTA, MEDIANTE A OBSERVÂNCIA DE UM REGULAMENTO E CONTRATO DE UTILIZAÇÃO. ESTE PROJECTO CONTA COM A ORGANIZAÇÃO DA ADCMOURA EM PARCERIA COM A CÂMARA MUNICIPAL DE MOURA, NÚCLEO LOCAL DE INSERÇÃO DA SEGURANÇA SOCIAL, EQUIPA TÉCNICA DE ACOMPANHAMENTO FAMILIAR PROTOCOLO DE MOURA E CENTRO DE EMPREGO DE MOURA. TAL COMO ATÉ AQUI, ESTE É TAMBÉM O ESPAÇO PARA FALAR DE REGENERAÇÃO URBANA, AGRICULTURA BIOLÓGICA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E SOLIDÁRIO.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Recolha e conservação de sementes tradicionais



OFICINA DE RECOLHA E CONSERVAÇÃO DE SEMENTES TRADICIONAIS
COM JOSÉ MARIANO, DA COLHER PARA SEMEAR - REDE PORTUGUESA DE VARIEDADES TRADICIONAIS
16 DEZEMBRO 2011 
9.30-12.30 / 13.30-16.30
MOURA / SAFARA
ORGANIZAÇÃO: ADCMOURA

A ADCMoura tem vindo a desenvolver actividades diversas no âmbito da produção agrícola em Modo de Produção Biológico, em particular na área da produção de Plantas Aromáticas e Medicinais, mas também na promoção de hortas sociais e no desenvolvimento de uma consciência social valorizadora dos patrimónios locais, com incidência  na valorização da biodiversidade local.
A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) instigou a comunidade mundial a preservar e fomentar a biodiversidade agrícola, uma vez que a sua perda ameaça a segurança alimentar a nível mundial. Segundo a mesma organização, a perda da biodiversidade agrícola, em todo o mundo, atinge já cerca de 75 por cento. Ainda de acordo com o relatório da FAO, divulgado no ano passado, é necessário "redobrar os esforços, não só para conservar a biodiversidade das espécies agrícolas, mas também para utilizá-las, especialmente nos países em desenvolvimento."
A ADCMoura comunga desta ideia pelo que promoverá, dia 16 de Dezembro, no âmbito da formação de Produção Agrícola: Hortas Comunitárias, uma Oficina de Recolha e Conservação de Sementes Tradicionais, aberta ao público interessado no tema, visando:
- Formar e incentivar os agricultores para que procedam à recolha anual e troca das suas próprias sementes;
- Fomentar o uso de variedades tradicionais em práticas de agricultura biológica, uma vez que estão melhor adaptadas a cada contexto local, diminuindo os problemas fitossanitários;
- Reverter a actual situação de perda contínua de biodiversidade genética agrícola, fomentando a recolha, cultivo e catalogação das variedades tradicionais ainda existentes;
- Reintroduzir o uso de vegetais que caíram em desuso, promovendo uma maior diversidade alimentar e uma culi-nária mais completa , variada e atractiva.

Programa:
- Reconhecimento de variedades tradicionais/rústicas: como descobri-las e identificá-las;
- Processos de recolha de sementes;
- Reprodução e conservação das sementes;
- Circuitos de partilha e necessidades de aumento de áreas de cultura;
- Perigos da perda da biodiversidade agrícola;
- Protecção das espécies vegetais agrícolas e Segurança Alimentar.

Inscrições limitadas a 30 participantes.
Inscreva-se e traga as suas sementes.
(Inscrição obrigatória; frequência gratuita.)
Contactos: Irene Aparício, ADCMoura, Tv. Misericórdia, 4, 1º    7860-072 Moura

Sem comentários:

Enviar um comentário